quarta-feira, 2 de julho de 2008

Kabbalah

Hoje em dia muito se tem ouvido falar sobre cabala, cabalá, kabalah, etc. Muitos falsos professores tem surgido prometendo um resultado rápido e preços módicos, mas o que vem a ser cabalá?
Uma das explicações que encontramos para o termo é "Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é um sistema religioso-filosófico que investiga a natureza
divina. Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção.
Segundo o que encontramos no site http://www.academiadecabala.com.br da Academia de Cabala, A Cabalá é entendimento. Entendimento do que verdadeiramente acontece além da percepção de nossos sentidos, além da lógica e das estatísticas. Entender, para a Cabalá, não é um processo meramente intelectual, mas algo que combina razão com emoção, a aceitação de algo como parte inseparável de nós mesmos.
E o que precisamos entender? O que esperamos receber através da Cabalá? Luz Espiritual. Tudo o que existe é Luz Espiritual: saúde, dinheiro, afeto... Sabe aquele emprego estável e permanentemente desafiador? Aquele carro do ano? Aquela viagem que você sempre pensa em fazer? Quando procuramos por estas e outras realizações estamos buscando, de fato, ser supridos por Luz Espiritual. E o inverso é igualmente verdadeiro: todos os processos de falência (pobreza, desemprego, doenças, perdas e insatisfações diversas) se dão pela ausência ou diminuta presença desta mesma Luz.Chegamos então a um ponto importante: o Mundo Infinito irradia igual quantidade de Luz Espiritual para toda a humanidade. O que faz então algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não? A nossa capacidade de receber esta Luz. O entendimento dos ensinamentos mais profundos da Torah através da Cabalá, tem por objetivo o refinamento do que chamamos de receptor, o Mal'khut de nossa Árvore da Vida. Mas não se trata apenas de melhorar de vida.
A prática da Cabalá consiste em se tornar melhor, melhor a cada novo dia - um processo contínuo de crescimento. E não é só isso: o cabalista é um canal de receber para compartilhar. Ele se torna melhor para fazer do mundo um lugar melhor. O ser humano é o único capaz de elevar todos reinos, de promover o Ticun Olam, a "correção dos mundos" mineral, vegetal, animal e espiritual.Estar comprometido com a Cabalá não é uma brincadeira, um hobby, mas um desafio. Um desafio repleto de recompensas, é verdade, mas, ainda assim, um grande desafio.Academia de Cabalá é uma instituição que segue uma corrente de pensamento muito antiga. Esta corrente (clássica) do pensamento cabalista chama-se Cabalá de Toledo ou Cabalá Abulafiana, e foi estabelecida pelo cabalista Avraham Ben Samuel Abulafia (sec. XIII). Seu principal objetivo é auxiliar as pessoas a viverem a Cabalá através da correta interpretação da Torá e seus códigos.Cabalá não é aquisição de bens (livros, talismãs ou produtos abençoados por x, y ou z), mas aquisição de valores; valores elevados que nos alinham com o verdadeiro propósito da existência humana: o retorno à unidade.
A Cabalá Contemplativa é a antiga sabedoria dos ensinamentos de Avraham Ben Samuel Abuláfia, que viveu na Espanha do século XIII e que foi um dos mais importantes cabalistas de todos os tempos. Abuláfia revela que a Cabalá é um sistema de conhecimento prático e funcional que revela as grandes verdades ocultas do universo físico e extrafísico.

A Cabalá Contemplativa é inspirada em todo o corpo de conhecimento da Torah, do Sêfer Yetzyrah e das obras de Abuláfia. O seu trabalho está centrado na meditação das letras hebraicas e as diversas formas de usá-las para transformar a nossa consciência reativa em Consciência Contemplativa.



fontes: http://www.academiadecabala.com.br/cabala.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabala