sábado, 30 de novembro de 2013

A lição da História

Existe diferença entre disciplinas dentro da escola? Existe uma disciplina melhor que a outra?

Momento de reflexão!

Um dia, uma tarde ensolarada, uma aula de filosofia onde se discutia sobre princípios de política, um aluno me pergunta:
- Professor, o que é o "poder" ou como se ter "poder"? (as aspas representam a expressão que aluno fez com as mãos).
Não pensei muito e lhe respondi assim:
- Carinha, o Conhecimento é Poder, mas não o Conhecimento pelo próprio conhecimento, mas sim o Conhecimento aplicado. O real poder não vem das armas, da política e nem do dinheiro. Quem tem e sabe o usar o Conhecimento é que tem Poder.

E não é verdade? Quanto pais super ricos, políticos, militares, que não conseguem conversar com o único filho por dez minutos, enquanto que um professor pelo menos convive por 11 meses com mais de 300 alunos, ouvindo seus conflitos, dando conselhos, participando de momentos de alegria e de tristeza dos mesmos, mantendo, de uma turma com 35 alunos, pelo menos a metade, focados em assuntos como "política", poder, etc.

Quem tem o Poder?

É verdade, Conhecimento é poder realmente, mas o Conhecimento Humanizado.

Acabo de ligar a TV, e assinto uma matéria de um quadro de um programa, onde o foco é  inovação dos jovens na área das ciências da natureza. Três jovens do interior do Rio Grande do Norte desenvolvem um processo de aproveitamento de cera de abelha para a conservação de frutas (já que nesta região elas duram pouquíssimo tempo). Mas o que fiquei mais impressionado é com o seguinte fato: Quais os professores, e de quais áreas, envolvidos com o projeto? De Física, de Química ou de Biologia?

Nada disso!

A ideia dos alunos veio inspirada na história dos faraós que usavam cera para conservar suas frutas no calor do deserto, ou seja, o primeiro Professor (com letra maiúscula) envolvido foi o professor de História, que foi além do conteúdo, contando curiosidades. Mas os professores das disciplinas citadas? Acharam que os jovens não iam conseguir nada e não quiseram apoiar a experiência com a cera. A próxima Professora envolvida foi a professorinha de séries iniciais que apoiou os jovens, e hoje eles conquistam o prêmio que pode lhes dar a patente desta inovação que pode transformar a vida da região onde moram.

Então, tem ainda pessoas que me perguntam, pra que serve estudar História. As vezes, tenho vontade de dizer o seguinte:

"Realmente não serve para nada, apenas para mostrar os erros e acertos do passado, para que não caiamos nas mesmas desgraças de povos que já pereceram, para que o Conhecimento seja repassado as próximas gerações, para que a cada nova geração não tenhamos que inventar a roda e domar o fogo, enfim, o Homem sem História simplesmente não existe.

E quanto as disciplinas que os seus respectivos professores se negaram a auxiliar os jovens? Bom, a estes eu apenas peço: Estudem a História da Humanidade, e tornem-se Humanos antes de "cientistas", pois os pais de suas ciências foram antes de tudo filósofos e historiadores.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Coaching

Uma grande novidade hoje em dia é o Coach, que na minha opinião e experiência tem tudo a ver com educação.

Outra coisa, que não é novidade alguma é que todos temos problemas, e como é difícil resolve-los, não é verdade?

Bom, que tal dar uma olhada nesta matéria aqui e tentar fazer algo para mudar!

http://abcdcoach.blogspot.com.br/2013/11/quer-mudar-de-vida-ii.html

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A História de Chanuká

A Ocupação Síria

Há mais de 2000 anos, o rei selêucida Antiochus III governava Israel. A princípio, ele tratava com bondade os judeus e lhes dava alguns privilégios; porém quando os romanos o derrotaram, Antiochus forçou os povos de seu império a fornecerem o ouro necessário para pagar os tributos romanos. Seu filho e sucessor, Seleucus IV, continuou a opressão.

Porém o pior conflito causado pela ocupação síria de Israel veio de dentro, com o crescimento do poder dos judeus "helenistas", que adotaram a cultura grega idólatra. O Cohen Hagadol, Sumo Sacerdote, Yochanan, previu o perigo dessa influência. Enfurecidos por essa oposição, os helenistas tentaram fomentar o conflito entre o Rei Seleucus e Yochanan.

"Louco!"

Logo, Seleucus foi assassinado e seu irmão Antiochus IV tornou-se rei. Um tirano cruel, Antiochus zombava da liberdade religiosa. Era chamado "Epifânio" (amado pelos "deuses"), porém um historiador contemporâneo, Polebius, chamou este rei perverso de "Epimanes", que significa "louco".

Esperando impôr uma religião e cultura comuns, Antiochus negou a liberdade religiosa aos judeus, suprimindo a Lei da Torá. Ele instalou o irmão de Yochanan em seu lugar, o helenista Jason, como ele chamava a si mesmo em grego – que passou a divulgar os costumes gregos no sacerdócio. No entanto, seu amigo helenista Menelau expulsou Jason.
Enquanto isso, Antiochus empreendeu uma guerra bem-sucedida contra o Egito. Roma exigiu que ele parasse, e ele cedeu. Em Jerusalém, nesse interim, espalharam-se boatos da morte acidental de Antiochus, e o povo se rebelou contra Menelau, que fugiu.

Mártires

Antiochus soube DA rebelião em Jerusalém; já furioso por ter suas ambições frustradas no Egito, enviou seu exército para atacar os judeus, matando milhares. Emitiu então decretos severos proibindo a religião judaica, confiscando e queimando Rolos de Torá. Guardar o Shabat, realizar a circuncisão e cuidar as leis dietéticas eram agora castigadas com a morte. Apegando-se à sua fé, milhares de judeus sacrificaram a própria vida.

Matityahu…

Por fim, os soldados de Antiochus chegaram à aldeia de Modi’in. Construíram um altar na praça principal e exigiram que Matityahu, um sacerdote idoso e líder da comunidade, oferecesse sacrifícios aos deuses gregos. Ele recusou, professando a lealdade do seu povo ao pacto de D’us com Israel.

Quando um judeu helenista aproximou-se para oferecer um sacrifício, Matityahu agarrou a espada e matou-o. Seus filhos e seguidores mataram muitos invasores e perseguiram os restantes, depois destruíram o altar. Matityahu sabia que Antiochus certamente enviaria soldados; então ele e um bando de seguidores fugiram rumo às colinas da Judéia.

…e filhos

À beira da morte, Matityahu conclamou seus filhos a continuarem sua luta. Um irmão, Shimon "o Sábio", os guiaria; outro os lideraria na guerra, Yehudá, "o Forte" – chamado Macabeu, um acrônimo do hebraico "Mi Camocha Ba’e-lim Hashem" – "Quem é como Tu, ó D’us".

Antiochus enviou Apolônio para eliminar os Macabeus. Embora maior e mais bem equipado, o exército de Apolônio foi derrotado pelos Macabeus, que agora derrotavam uma tropa síria atrás da outra. Antiochus decidiu mostrar seu poder militar para esmagar o corajoso pequeno bando de judeus. Mais de 40000 soldados sírios foram enviados à luta. Após uma série de batalhas, os Macabeus venceram!

Uma pequena ânfora

Em seguida, os Macabeus foram libertar Jerusalém. Tiraram do Templo os ídolos ali colocados pelos sírios. Construíram um novo altar, consagrado a 25 de Kislêv de 3595 (165 AEC).

Os sírios tinham roubado a Menorá de ouro do Templo, portanto os Macabeus imediatamente fizeram uma nova, porém de metal menos nobre. Embora o azeite impuro pudesse ser usado para acender a lamparina do Templo se necessário, eles insistiram em usar apenas a única ânfora de azeite com o selo do ultimo Sumo Sacerdote justo, Yochanan.

Aquela pequena e única ânfora, contendo azeite somente para um dia, durou os oito dias, conforme comemoramos todos os anos: os Oito Dias de Chanucá.

Retirado de: http://www.chabad.org.br/datas/chanuca/index.html

domingo, 3 de novembro de 2013

ABCD Coach

Coach é como um "treinador", um profissional com várias qualificações, que tem por objetivo mostrar ao cliente uma nova forma de pensar e agir para solucionar os problemas mais pertinentes.

O cliente neste aspecto é chamado de Coachee, e o trabalho propriamente dito é chamado de Coaching. Existem vários tipos e práticas de coaching, desde coaching financeiro, empresarial, pessoal, etc.

O Coaching de vida é um dos tipos de coaching mais demandado por pessoas, dos tipos mais variados. Isto se deve ao fato dos excelentes resultados existentes nos mais amplos aspectos.

Problemas financeiros, de relacionamentos, emocionais, entre vários outros são alguns dos exemplos que podem ser contornados a partir das ferramentas do Coaching de vida, sendo assessorado por um com Coach deste nicho.

Entre em contato!!!

https://www.facebook.com/abcdcoach



sábado, 2 de novembro de 2013

Deus Existe? Considerações de René Descartes

Abaixo transcrevo um trecho do livro "Discurso do Método" de René Descartes, onde o filósofo afirma, de acordo com a filosofia, a existência de uma potencia criadora e mantenedora do universo, no qual conhecemos como Deus.

Abaixo link para download do livro:

"Afinal, se ainda há homens que não estejam totalmente convencidos da existência de Deus e da alma, com as razões que apresentei, quero que saibam que todas as outras coisas, a respeito das quais se consideram talvez certificados, como a de possuírem um corpo, existirem astros e a Terra, e coisas parecidas, são ainda menos certas. Pois, apesar de se ter dessas coisas uma certeza moral, que é de tal ordem que, salvo sendo-se extravagante, parece impossível colocá-la em dúvida; contudo, ao que concerne à certeza metafísica, não se pode negar, a não ser que não tenhamos bom senso, que é motivo suficiente para não possuirmos total segurança a respeito, o fato de observarmos que podemos da mesma maneira imaginar, ao estarmos dormindo, que temos outro corpo, que vemos outros astros e outra Terra, sem que isso seja verdade. Pois, de onde sabemos que os pensamentos que nos surgem em sonhos são menos verdadeiros do que os outros, se muitos, com freqüência, não são menos vivos e nítidos? E, mesmo que os melhores espíritos estudem o caso tanto quanto lhes agradar, não acredito que possam oferecer alguma razão que seja suficiente para dirimir essa dúvida, se não presumirem a existência de Deus. Pois, em princípio, aquilo mesmo que há pouco tomei como regra, ou seja, que as coisas que concebemos bastante evidente e distintamente são todas verdadeiras, não é correto a não ser porque Deus é ou existe, e é um ser perfeito, e porque tudo o que existe em nós se origina dele. De onde se conclui que as nossas idéias ou noções, por serem coisas reais e oriundas de Deus em tudo em que são evidentes e distintas, só podem por isso ser verdadeiras. De maneira que, se temos muitas vezes outras que contêm falsidade, só podem ser as que possuem algo de confuso e obscuro, porque nisso participam do nada, ou seja, são assim confusas em nós porque nós não somos totalmente perfeitos. E é evidente que não causa menos aversão admitir que a falsidade ou a imperfeição se originam de Deus, como tal, do que admitir que a verdade ou a perfeição se originem do nada. Porém, se não soubéssemos de maneira alguma que tudo quanto existe em nós de real e verdadeiro provém de um ser perfeito e infinito, por claras e distintas que fossem nossas idéias, não teríamos razão alguma que nos garantisse que elas possuem a perfeição de serem verdadeiras."

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Um buraco negro que você pode visitar e sobreviver


Quer uma viagem através de um buraco negro, sem ter a experiência incômoda da morte? Você está com sorte. Há um tipo especial de buraco negro que pode levá-lo a um outro tempo, ou talvez até um outro universo.

Buraco negro
Os buracos negros são, tradicionalmente, as coisas mais assustadoras do universo. Enormes e misteriosos, eles vagam pelo universo sugando tudo o que se aproxima deles – qualquer coisa que ultrapassa o limite chamado “horizonte de eventos” não pode mais voltar, nem mesmo a luz. Uma vez que nem mesmo um fóton pode voltar quando atravessa essa barreira, nenhum evento que acontece dentro do horizonte de eventos pode ter um efeito sobre as pessoas de fora.

Mas há um tipo especial de buraco negro – chamado buraco negros em rotação -, que foi descoberto na década de 1960 pelo físico Roy Kerr. Não foi exatamente um choque, porque a maior parte do material que cai em um buraco negro já está girando. Às vezes, porém, a rotação de buracos negros vai um pouco além. Já virou um copo de água ou garrafa de refrigerante, de modo que o líquido dentro acaba formando um redemoinho? Às vezes, se você girar o suficiente, o líquido deixa um centro aberto e um anel de líquido girando em torno dele. O mesmo tipo de coisa pode acontecer em buracos negros de Kerr. Em vez de uma singularidade no centro, há um anel. E você pode passar por ele sem ser dilacerado.
O que há do outro lado? Muitas pessoas se perguntam. Algumas pessoas pensam que este tipo de buraco negro pode ser a chave para a viagem no tempo. Eles podem ser buracos de minhoca que nos permitem saltar entre diferentes pontos do universo. Ou eles podem ser portais para diferentes universos. Primeiro vamos ter de encontrar um, e depois vamos precisar de alguns voluntários para entrar neles. Você toparia?