quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O que é Religião - III

Dentro de tudo aquilo que já foi exposto em outros post sobre a mesma temática e com o mesmo título, iremos agora expor de forma prática e simplória, mas que servirá de base aos próximos estudos sobre o que podemos definir por Religião.
Além de um sistema ideológico possuir regras rígidas e causar transformações sociais para ser definido como religião (vide http://alboberro.blogspot.com.br/2010/11/o-que-e-religiao-i.html), podemos ainda englobar os vários sistemas religiosos dentro de alguns tipos, como os citados abaixo:

Politeístas - Religiões que tem por base a crença em várias divindades, vários deuses criadores, mantenedores e destruidores. Exemplo: Hinduísmo.

Dualistas ou Duoteístas - Religiões que tem por base a crença em dois deuses (divindades) ou duas forças que regem o universo inteiro. Entendemos que estas divindades não possuem um equilíbrio como em crenças orientais, não são complementares, mas sim combatentes. Exemplo: Zoroastrismo.

Monoteístas - Religiões que tem por base a crença em um Único Deus. Únicas religiões monoteístas atualmente são: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Panteístas - Religiões que acreditam que tudo e todos fazem parte de um único deus, uma única divindade, como se cada ser no universo fosse uma célula do "corpo" desta divindade. O Jainismo e o Taoísmo seriam tipos de crenças panteístas.

Animistas - Religiões que tem por base a crença em almas (anima) ou espíritos da natureza que controlam e regem o universo. Segundo esta ideologia, qualquer ser humano ao morrer pode ser incorporado ao panteão destas divindades, destes grandes espíritos protetores. Exemplo: Candomblé e Xintoísmo.

Ateístas - Religiões que acreditam na inexistência de qualquer divindade ou ser superior. Exemplo: Budismo.


Nenhum comentário: