sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pessach - A festa da Libertação!

Neste ano, por coincidência, o Pessach acontecerá no mesmo período da Páscoa. Esta segunda festa todos sabem o que significa para os cristãos (mais precisamente para os católicos), mas e sobre o Pessach? Você sabe o que significa?

Pessach, palavra de origem hebraica que significa "passagem" e não tem nada, absolutamente nada a ver com a Páscoa. Um grande erro é chamar o Pessach de "páscoa judaica", pois a Páscoa (que é exclusivamente cristã) a ressurreição do personagem principal da Religião Cristã, Jesus.

O Pessach não tem nada a ver com ressurreição, voltar dos mortos, comer chocolate, comer peixe, e nem com coelho da páscoa. O Pessach é uma das festividades (se não a) mais importantes no calendário hebraico, pois relembra o momento onde os hebreus, que estavam na servidão no Egito, conseguem retornar para a terra de seus ancestrais (os patriarcas).

Em Pessach, os judeus do mundo inteiro comemoram a Liberdade. É uma festa cheia de simbolismos, onde se transmite o conhecimento da história da própria formação de nosso povo. Relembramos que o Criador nunca esquece nenhuma de suas criaturas, pois foi nesta data em que, após duros anos de opressão, o povo hebreu recebe a dádiva da liberdade.

Deus envia Moshe (Moisés) para guiar o povo para fora do Egito. Após um embate com Faraó, e sua obstinação em não querer deixar os hebreus voltarem a sua terra, e as terras egípcias serem assoladas por pragas, a fim de mostrar aquele povo tão materialista a grandiosidade de Deus, finalmente os hebreus podem sair, mas logo Faraó se arrepende, retorna a sua ganancia, orgulho e obstinação, perseguindo os hebreus até a beira do "Yam Suf" (traduzido como mar vermelho). Lá acontece o "milagre" da libertação, onde o "Yam" abre-se para que as doze tribos possam sair do materialismo e rumar para a verdadeira existência, Israel.

Na primeira noite de Pessach (algumas comunidades judaicas repetem também na segunda noite), realiza-se o Seder de Pessach, uma refeição festiva, com 15 etapas, que servem para explicar toda esta história, passando pela degustação de alimentos que relembram o sofrimento do povo no deserto e da alegria em receber a liberdade.

Mas o mais significativo desta festividade, é a resposta que o chefe da família fornece a pergunta que um dos filhos é ensinado a realizar, pois neste pequeno diálogo entre pai e filho, encerra-se a grandiosidade desta comemoração para todas as gerações:

"- Pai, porque esta noite é diferente?
- Porque antes eramos escravos, hoje somos Livres!"

Chag Pessach Sameach (uma feliz festa de Pessach) a todos!

Nenhum comentário: