quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

13 Princípios para a vida


          Entramos finalmente em mais um "ano novo", e porque não por em prática todas as espectativas projetadas no final do ano anterior?
          Sabemos que realmente não é uma situação muito fácil, mas também não se torna uma empreitada impossivel, basta ter persistência. E para tornar esta aventura mais interessante, colocaremos um recurso chamado de "13 Princípios da Kabalah", mas que servem para a vida de cada indivíduo engajado em se tornar uma pessoa melhor. Vamos lá.

Um - Não acredite numa única palavra que ler. Faça um test-drive das lições que aprender;

Dois - Existem duas realidades básicas: Nosso mundo do 1% e o mundo dos 99% da Luz;

Três - Tudo o que o ser humano verdadeiramente deseja da vida é a Luz Espiritual;

Quatro - O propósito da vida é a transformação espiritual, de um ser Reativo a um ser Próativo;

Cinco - No momento de nossa transformação, fazemos contto com o mundo dos 99%;

Seis - Nunca - e esse nunca quer dizer nunca mesmo - Jogue a cupa em outras pessoas ou eventos externos;

Sete - Resistir a nossos impulsos reativos cria Luz duradoura;

Oito - O comportamento reativo cria centelhas intensas de luz, mas no final deixa escuridão em seu despertar;

Nove - Obstáculos são nossa oportunidade de nos conectarmos com a Luz;

Dez - Quanto maior o obstáculo, maior a Luz em potencial;

Onze - Quando os desafios parecem avassaladores, injete certeza. A Luz sempre está lá;

Doze - Todos os traços negativos que identificamos nos outros são simplesmente reflexo de nossos próprios traços negativos, Apenas mudando a si mesmo é que você pode ser a mudança nos outros;
Treze - "Ama a teu próximo como a ti mesmo. Todo o resto é comentário. Agora vai e estuda".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Livro Novo


Finalmente começamos mais um ano letivo, com muitas novidades (nem todas boas), mas...

Enfim, o aprendizado sempre é contínuo (e assim deve ser), pois nunca sabemos tudo, nem somos os detentores da verdade, e a própria caminhada nos mostra que as dificuldades nada mais são do que pequenas avaliações do percurso, por isso não nos deteremos a focar nestes "contratempos".

Outras vezes ficamos temerosos de mostrar nosso aprendizado, nosso conhecimento, mas não é esse o enfoque deste post. Acada de ser lançado mais um novolivro, que será de grande auxílio como fonte de pesquisa sobre a temática "Anussim". Este trabalho de conclusão do curso de História, foi aprovado com conceito "Excelente", com uma gama de referências bibliográficas que podem servir para ampliar o conhecimento.


https://www.clubedeautores.com.br/book/141411--Movimento_Anussim

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diários de um Kabalista

Os Diários de um Kabalista, são a reunião de reflexões e meditações sobre o estudo das Parashiot (singular Parashah), que são porções ou partes da Torah (os 05 primeiros livros da Bíblia). O livro possui o intuito de introduzir o leitor nos mistérios da sabedoria mística da Kabalah. Venha descobrir o que é a Kabalah e o que esta sabedoria pode fazer por sua vida!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que é Religião II

Após expor sobre o conceito acadêmico de religião, iremos discorrer sobre fundamentos legais para o ensino da disciplina em solo brasileiro.

Em nosso país, a disciplina denominada Ensino Religioso, legalmente aceito nos curriculos escolares, tem gerado muita polêmica devido a complexidade dos aspectos envolvidos no assunto, como por exemplo a Laicidade do estado, secularização cultural, a multiplicidade de crenças, os varios movimentos sincréticos existentes e atuantes e a própria liberdade de cada indivíduo perante as questões socioantropológicas resultantes da tematica "espirito-moral".

Vamos analisar certos presupostos legais referentes ao tema, citando trechos da Constituição Federal de 1988 em seu artigo 19 que diz:

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

Fica claro a laicidade do estado. Além disso citamos o art. 1º , inciso III, que põe como fundamento da República "a dignidade da pessoa humana". Já o art. 3º, inciso IV, coloca como objetivo da República a promoção do "bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Se a cidadania é fundamento da República, a prevalência dos direitos humanos é um dos principios de nossas relações internacionais

Não contente com esses dispositivos, a Constituição Federal explicita no longo e detalhado art. 5º uma pletora de direitos e deveres individuais e coletivos entre os quais se pode citar os incisos:

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; VII – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

Sendo assim, fica claro a liberdade de expressar sua religiosidade dentro dos aspectos doutrinais de cada crença e principalmente sob os aspectos legais que dão base a nossa República.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Retornando 2012


Enquanto os festejos carnavalescos da corte do Rei "Momo" continuam, nós os Professores da rede pública estadual e municipal estamos nos preparando para o retorno as atividades. Que este ano seja realmente especial para todos, e que possamos colocar na mente deste povo de uma vez por todas que este ano, quando acabar, será apemas mais uma etapa comcluida, e que logo virá um 2013, 2014 e assim por diante por muitos milhões de anos ainda.
Por que abordar isto justo numa "época" festiva? Peo simples fato de que todos, ou a maioria, se encontram envolvidos de um sentimento de "fim de mundo" motivados pelas falsas teorias sobre Os Calendários Maia ( e não calendario maia, pois são mais de um), e com isso ficam pensando que algo catastrófico vai acontecer e acabar com a vida na terra, por isso querem aproveitar o ultimo carnaval de suas vidas, se intregando a todos os tipos de prazeres.
Prazer é bom, em qualquer época de nossas vidas, mas desde que com responsabilidade, e uma atitude de responsabilidade é ter a certeza de que o mundo não vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012.
Em breve estaremos colocando um artigo sobre os Calendários Maia, e sobre muitos pontos interessantes de povos da antiguidade que nos precederam, aguardem...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual o segredo da linguagem Humana!

Qual o segredo da linguagem humana?


Programação genética ou aprendizado cultural? De onde vem nossa habilidade para a comunicação?

Por Eduardo Sklarz



Ao longo da história, esse mistério mobilizou duas correntes teóricas principais. Para as chamadas teorias nativistas, as crianças já nascem predispostas a adquirir a linguagem. O cérebro, portanto, estaria geneticamente preparado para albergá-la. A estrela dessa corrente é a Teoria da Gramática Universal (GU), segundo a qual todas as línguas compartilham de certos princípios que são inatos ao ser humano. Ao serem expostas a essas línguas, as crianças rapidamente assimilam sua estrutura. Não é à toa que, com alguns meses de idade, elas balbuciam palavras e, por volta dos 04 anos, conseguem fazer múltiplas combinações a partir de um vocabulário finito.



Do outro lado estão as teorias não nativistas, que enfatizam fatores ambientais e a interação das crianças com seus pais e educadores. Essas teorias não se concentram apenas nos elementos lingüísticos, mas no uso que fazemos deles – ou seja, no contexto e na forma como as frases são utilizadas. Vista desse modo, nossa habilidade de adquirir linguagem não dependeria exclusivamente da ativação de um aparato interno inato, mas do processo de socialização no grupo a que pertencemos.



Hoje, a maioria dos lingüistas concorda que tanto a biologia como o ambiente são importantes. “Ninguém pode duvidar de que existe um fator genético que determina a aquisição da linguagem pelos humanos – enquanto outros organismos, vivendo exatamente no mesmo ambiente, não a adquirem. Eles nem ao menos reconhecem que alguns elementos do ambiente estão ligados à linguagem”, diz o lingüista americano Noam Chomsky, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), principal expoente da Teoria da Gramática Universal. “As crianças adquirem a linguagem de forma quase reflexiva, muito antes de terem familiaridade com muitos aspectos de sua cultura. Por outro lado, tampouco existem dúvidas de que o ambiente influencia esse processo.



É graças aos fatores ambientais, por exemplo, que eu falo inglês e não suaíli.” A neurologia segue no mesmo caminho. “O programa genético garante a possibilidade de aprender linguagem e constituir a mente humana. Mas, para que essa possibilidade se realize, ela vai depender da interação com pessoas e coisas, ou seja, da constituição das redes neurais que representam os conceitos e as palavras”, diz o neurologista Benito Damasceno, da Unicamp. Ou seja: o desenvolvimento da linguagem seria semelhante ao da visão, ao da locomoção ou ao de qualquer outro sistema orgânico.



O problema é que, ao contrário de outros sistemas orgânicos, a linguagem é difícil de ser estudada por ser exclusiva da nossa espécie. Golfinhos e macacos podem se comunicar, mas aparentemente não desenvolvem regras para formar frases como nós. Mas tudo deve ficar mais fácil em breve. Quanto mais conhecermos as causas de distúrbios de linguagem, mais ficaremos sabendo sobre o peso dos genes e dos fatores ambientais envolvidos em nossa habilidade para a comunicação.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rosh Hashana - Ano Novo

Rosh Hashaná (ראש השנה) é o Ano Novo judaico. sempre cai uma vez por ano durante o mês de Tishrei e ocorre 10 dias antes do Yom Kipur. Juntos, Rosh Hashaná e Yom Kipur são conhecidos como os Nora'im Yamim, que significa os Dias de Temor em hebraico. Em portugues é muitas vezes referido como o Alto Santo Dia.

O significado de Rosh Hashaná

Rosh Hashaná, literalmente, significa "Cabeça do Ano" em hebraico. Ele cai no mês de Tishrei, que é o sétimo mês do calendário hebraico. A razão para isso é porque o calendário hebraico começa com o mês de Nissan (quando os judeus foram libertados da escravidão no Egito), mas o mês de Tishrei é acreditado para ser o mês em que D'us criou o mundo. Assim, outra maneira de pensar sobre Rosh Hashaná é como o aniversário do mundo.

Rosh Hashaná é observado nos dois primeiros dias de Tishrei. A tradição judaica ensina que durante os dias de alta Santo, D'us decide quem vai viver e quem vai morrer durante o próximo ano. Como resultado, durante o Rosh Hashaná e Yom Kipur (e nos dias que antecederam a eles) os judeus iniciam a tarefa séria de examinar suas vidas e arrepender-se por quaisquer erros que cometeram durante o ano anterior. Este processo de arrependimento é chamado de teshuvá. Os judeus são encorajados a fazer as pazes com alguém que eles fizeram mal e fazer planos para melhorar durante o próximo ano. Desta forma, Rosh Hashaná é todo sobre fazer a paz na comunidade e se esforçar para ser uma pessoa melhor.

Mesmo que o tema do Rosh Hashaná é a vida e a morte, é um feriado cheio de esperança para o Ano Novo. Os judeus acreditam que D'us é compassivo e justo, e que D'us acolhe está súplica por perdão.

Rosh Hashaná Liturgia

O Rosh Hashaná é o serviço de oração um dos mais longos do ano. Somente o serviço de Yom Kipur é mais longo. O serviço de Rosh Hashaná geralmente é executado desde a manhã até à tarde e é tão único que tem o seu próprio livro de orações chamado Makhzor. Duas das orações mais conhecidas da liturgia de Rosh Hashaná são:

• Unetaneh Tohkef - Esta oração é sobre a vida e a morte. Parte dela diz: "Em Rosh Hashaná, está escrito, e no Yom Kipur ele é selado, quantos vão deixar este mundo e quantos vão nascer, quem vai viver e quem vai morrer ... Mas a oração penitência, e às boas obras pode anular a gravidade do decreto. "

• Avienu Malkeinu - Outra famosa oração é Avienu Malkeinu, que significa "Pai Nosso Rei Nosso" em hebraico. Normalmente, toda a congregação cantará o último verso desta oração em uníssono, que diz: ". Nosso Pai, nosso Rei, responde-nos como se tivéssemos nenhuma ação para pleitear a nossa causa, salva-nos com misericórdia e bondade amorosa"

Costumes e símbolos

Em Rosh Hashaná é costume de cumprimentar as pessoas com "L'Shanah Tovah", que normalmente é traduzida como "para um ano bom" ou "Que você tenha um bom ano." Algumas pessoas também dizem "Leshanah tovah tikateiv veteichateim", que significa "Que você seja inscrito e selado para um ano bom." (Se disse a uma mulher a saudação seria: "L'shanah tovah tikatevi v'tahetemi"). Esta saudação refere-se à crença de que o destino de uma pessoa para o próximo ano é decidido durante as Jornadas de alta Santo[Rosh Hashaná].

O shofar é um importante símbolo do Rosh Hashaná. É um instrumento muitas vezes feito de chifre de carneiro e é soprado cem vezes durante cada um dos dois dias de Rosh Hashaná. O som da explosão do shofar faz lembrar as pessoas da importância da reflexão durante este feriado importante.

Tashlich é uma cerimônia que ocorre geralmente durante o primeiro dia de Rosh Hashaná. "Tashlich" significa literalmente "castigo final" e envolve simbolicamente o ato de lançar fora os pecados do ano anterior lançando pedaços de pão ou outro alimento em um copo de água.

Outros símbolos significativos de Rosh Hashaná incluem maçãs, mel e pães redondos de chalá. Fatias de maçã mergulhada em mel representam a nossa esperança para um ano novo doce e são tradicionalmente acompanhada por uma breve oração antes de comer que diz: "Que por Tua vontade, ó Senhor, nosso D'us, para nos conceder um ano que é bom e doce. " Chalá, que normalmente é cozido em tranças, é moldado em pães em Rosh Hashaná. A forma circular simboliza a continuação da vida.

Na segunda noite de Rosh Hashaná é costume comer uma fruta que é novo para nós para a temporada, dizendo a bênção shehechiyanu ao comê-la para agradecer a D'us por nos trazer para esta temporada. Romãs são uma escolha popular, porque Israel é muitas vezes elogiado por sua romãs e porque, segundo a lenda, romãs contém 613 sementes - uma para cada uma das 613 mitsvot. Outra razão para comer romãs em Rosh Hashaná tem a ver com a esperança simbólico que nossas boas ações no ano que vem serão tantos como as sementes da fruta.

Algumas pessoas optam por enviar cartões de saudação de Ano Novo em Rosh Hashaná. Antes do advento dos computadores modernos, esses eram cartas manuscritas que eram enviadas com semanas de antecedência, mas hoje em dia é tão comum para enviar Rosh Hashaná e-cards, alguns dias antes do feriado.

Unetaneh Tohkef

"Toda a humanidade irá passar diante de ti, como membros do rebanho como um pastor pastoreia seu rebanho, fazendo passar ovinos com menos de seu pessoal, assim será Você causa a passar, contar, calcular, e considerar a alma de todos os viventes;. Você e deve repartir as necessidades de todas as tuas criaturas e inscrever o seu veredicto.
Em Rosh Hashaná será inscrito e no Yom Kipur será selado quantas passará da terra e quantos serão criados, quem vai viver e quem vai morrer, quem vai morrer em seu tempo predestinado e que antes de seu tempo; que, por água e que pelo fogo, que pela espada, que por besta, que pela fome, pela sede , quem pela tempestade, que por praga, que por estrangulamento, e que por apedrejamento. Quem vai descansar e quem vai passear, quem vai viver em harmonia e que será atormentado, quem irá desfrutar de tranquilidade e que vai sofrer, quem será empobrecida e que será enriquecido, quem será degradado e que será exaltado. Mas o arrependimento, oração e caridade remove o mal do Decreto! "


Desejo a todos Leshanah tovah tikateiv veteichateim

Datas do Rosh Hashaná
•Por do sol 28 de setembro de 2011 - noite 30 de setembro de 2011

retirado do endereço: http://claudinei-cgm.blogspot.com/