segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fenadi 2010

2010, outubro, e mais uma FENADI, feira nacional das culturas diversificadas de Ijui.

O auge da festa, com certeza é a apresentações das casas etnicas, mostrando suas danças "típicas".

Na verdade, pouco tem de típicas as danças, pois são coreografias baseadas em movimentos realizados no passado, e que foram de certa forma coreografados afim de termos um belíssimo expetáculo, que podemos ver todos os anos, ainda mais com as participações especiais de shows internacionais, que as casas propriciam.

Pena que as casas, na maioria, não estão muito empenhadas em melhorar seus próprios espetáculos, pois a cada ano seus integrantes mudam, o que dificulta e muito o progresso de um grupo de danças (digo por experiência própria, pois já dancei e comandei muitos grupos em outros tempos).

Além do mais, uma grande falha em um espetáculo (pois é isso que temos, diga-se de passagem, um verdadeiro espetáculo de cores, beleza, e é claro de dança) é a perda de sua indumentária, ou de parte dela, o que causa uma grande perda visual, harmônica e até mesmo de concentração do bailarino.

O que será que acontece com nossos grupos? será que suas roupas não são de boa qualidade? ou será que pela falta de tempo, de ensaios, e porque não dizer, de empenho dos dançarinos, este ano, já no primeiro dia, dos dois grupos apenas que presenciei dançar, infelizmente vimos coisas muito tristes de acontecerem em um show.

No primeiro grupo muitos erros, que não caberiam em um show que tem a intenção de retratar etnias, mas vamos por partes:

-Um dos dançarinos não parava de assegurar e tentar erguer sua calça. Será que não poderia a costureira ter ajustado a cintura do rapaz? ou será que não poderia ter ele mesmo vestido melhor sua roupa, para não ficar caindo, ou até mesmo dar uns "pontinhos" para fixar a indumentária?

- Outra questão impressindivel a montar um espetáculo que retrate um grupo etnico, é lembrar que quando se usava aquelas roupas e se dançava daquela maneira em um lugar do passado, será que os homens usavam brincos? as mulheres usavam os cabelos coloridos ou curtissimos? existiam "Emos" em partes da europa medieval? O grupo de dança não é só a roupa, e sim toda uma caracterização e realmente "encarnar" o personagem que esta dançando.

- Sem falar na postura dos dançarinos, etc...

Já no segundo grupo que assisti, ainda bem que como sempre, estes trouxeram um show de nível internacional, que intercalado com seu próprio show abrilhantou a noite, mas estes também tiveram seus lapsos:

- Uma das dancarinas amarrou seu lenço tão firme no decorer da dança em volta de sua cintura que na sequência, onde deveriam novamente agitar seus véus, ela simplesmente não conseguiu desamarrar. Pontos negativos em harmonia.

- Outra dançarina, perdeu sua calça enquanto dançava (pra sua sorte este ano estavam de legging). Aqui entra novamente em questão a qualidade das roupas...

- O show belissimo, mas show, pois etnicidade.... pois pudemos observar muitas cores, beleza das dançarinas, um pouco de ginga, algumas asas que lembravam realmante as deusas egípcias, assrias e babilônicas, e talvez algumas divindades persas, o que ainda estaria caracterizado como "etnias" arabizadas, mas também pudemos observar algo como leques chineses, ou do extremo oriente, que no meu conhecimento como historiador não foram pontos conquistados pelos seguidores do profeta Mohammed...

Mas enfim, o que vale é o show mesmo, mas desde que corrigidos alguns pequenos deslizes e é claro que as casas etnicas se concientisem de que muitas e muitas pessoas se deslocam para ver as danças, então o mínino a ser esperado é que as as mesmas se empenhassem cada vez mais para que seus corpos de dançarinos possam brilhar mais e melhor nos próximos anos, e que possamos ver, quem sabe, os mesmos que estavam neste ano dançando melhor ainda na próxima edição da Fenadi

Até

Nenhum comentário: