quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Juventude "inteligente"?

Quando falamos em juventude, sempre nos vem a mente um impeto de rebeldia, uma insana vontade de mudar o mundo, a força e a garra "típica" da idade que os anos ainda não sobrepujaram, mas infelizmente, realidade e idealismo são duas forças que nem sempre andam de mãos dadas.

Ontem a noite, enquanto o sono não vinha, estava a assistir na TV o programa "Profissão Reporter" que seria todo realizado sobre o Festival SWU, realizado na cidade de Itu - SP, onde o motivo do festival seria o de enfatizar a "sustentabilidade", por isso existiam muitas lixeiras espalhadas pelo local do evento, banhos racionados justamente para não haver desperdício, o valor do estacionamento era muito alto, justamente para forçar os espectadores a utilizarem transporte em grupo, entre outros fatores.

Mas assistindo ao programa, que decepção com nosssa juventude, pois de fato idealismo e realidade não andaram nem perto uma da outra.

Durante todo o periodo do festival, foram aproximadamente gerado 30 toneladas de lixo reciclável (imaginemos a quantidade de lixo orgânico), será que era este um dos ideais do festival?

Entre o lixo, podemos citar aparelhos celulares, dinheiro, calcinha, isso mesmo calcinha (o que será que a dona deveria estar fazendo para se livrar da mesma? já imaginou sua filha nesta situação? será que a dona da calcinha conhecia o rapaz que a motivou a despir-se de sua peça intima?), fora latas, garrafas e copos de bebidas (alcoolicas, digamos de passagem).

Contraditório o festival até aqui não?

Um outro momento muito interessante do programa, foi quando uma das reporteres perguntou a um espectador sua opinião sobre o Dj que embalava a multidão da noite do dia 11 de outubro. Sabemos que o Dj Tiësto é considerado um dos melhores Dj's do mundo pela crítica especializada, mas esperavamos mais de um "fã".

"Porque você gosta do Tiësto?"- perguntou a reporter do programa.
"Porque ele foi considerado o maior Dj do mundo" - respondeu o fã.

Bom, Hitler foi considerado um dos maiores assassinos do mundo, junto com Istalin, Pinoche, Mao Tse. Pablo Escobar já foi considerado o maior traficante das Américas, Osama Bin Ladem é considerado o maior terrorista da atualidade, todos indicados pelas respectivas críticas especializadas, e nem por isso gostamos deles. Claro que uma coisa não tem a ver com outra, foi apenas uma forma de abordar-mos que na realidade o juvem simplesmente "curte" o som do dj porque um grupo de pessoas disse que é o melhor, apenas por isso. Será que isso é exercer seu direito de escolha, ou o jovem é apenas um ótimo representante de nossa juventude de cabeça oca que serve de massa de manobra?

E depois sempre tem alguém que culpa esta ou aquela emissora de tv por empacotar "divertimento" de massa e dstribuir para a "galera", mas será que a culpa é da emissora X que está, como empresa que é, buscando seus lucros? Ou a culpa é de quem busca por este tipo de "divertimento"? Pois se todas as emissoras e não apenas x ou y, distribuem este tipo de divertimento em massa é justamente porque existe mercado para isto, pois se os jovens nãos gostassem as emissoras não iriam gastar dinheiro sem retorno.

O jovem apenas gosta porque meia duzia de críticos disse que Tiësto é bom, vejamos que não questiono o talento do artista, questiono a escolha e o que move nossos jovens nas mesmas. Esperavamos ao menos que o jovem, como um representande ideologico de mudança, renovação, idealismo e até um certo romantismo que a muito se perdeu de nossa juventude, dissesse que gostava do artista devido ao tipo de música que ele tocava (colocava, seria o mais correto), a sua maneira de ser publicamente, carater, a forma de embalar o público, as ações sociais que o mesmo faz parte (será que ele faz parte de alguma?).

Muitos jovens de hoje em dia dizem que gostam de bandas como U2, mas será que sabem que o Bono é um ativista social e ambiental? ou ao menos sabem o que dizem as letars de suas musicas? se soubessem talvéz se entusiasmassem mais e começassem a pensar por eles próprios.

Mas enfim, é como dizem: "Ao invés de perguntarmos que mundo deixaremos para nossos filhos, devemos nos questionar que filhos estamos deixando para nosso mundo".

E para a juventude:
Deixem de acreditar em teorias de conspiração, e esperar discos voadores embalados por "altas viajens" e encarnem o espírito de jovens a muito perdido num passado nem tão distante assim, ou será que terá que se levantar mais um regime de mãos de ferro, castratório e autoritário para que novamente, os verdadeiros caras pintadas e militantes surjam e façam a diferença, para que dignamente possamos dizer que os jovens é que são o futuro de nossa sociedade?

Pensem!

Nenhum comentário: