terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Megatério e Gliptodontes

Ao estudarmos o povoamento das américas, nos deparamos com os primeiros coletores-caçadores, e seus habitos alimentares peculiares. E um dos pontos curiosos foi justamente sobre o tipo de caça que praticavam, a de pequenos animais.

Mas, devido a situações de necessidade, fome, e principalmente oportunidades, estes primeiros povoadores americanos se aventuravam a caçar outros aminais que povoavam a fauna local, como nos contam as historiadoras Mozer e Telles (Descobrindo a história. 5ª série, Brasil:Colônia).

Um destes animais chamado de "Megatério", nada mais é do que conhecemos popularmente como preguiça gigante que habitou as américas ao longo dos periodos Plioceno e Pleistoceno (cerca de 20 mil anos atrás).

Era um herbivoro de 4 toneladas e aproximadamante 4 metros de altura. Acreditasse que se extinguiu graças a ação predatória de nossa espécie.
 
Outro animal que também fazia parte do "cárdapio" extraordinário de nossos primeiros americanos era um mamifero chamado de "Gliptodonte", um animal extinto e tido como antepassado doa atuais tatus. Media cerca de 3 metros de altura e pesava em torno de 1,4 toneladas (o equivalente a um fusca).

Estes animais originários da América do Sul (mais precisamente Rio Grande do Sul e Argentina), sendo extinto aproximadamente. Alguns destes homens primitivos usavam as carapaças destes animais como proteção e habitação (as mesmas chegavam a medir cerca de 4 metros de conprimento e 1,5 metro de altura).
 
 
Abaixo vemos uma relação entre estes dois animais e um homem adulto atual.


Nenhum comentário: